Os aBAND’onados são uma banda de Coimbra formada no ano de 2020. Tendo como base o rock, devido às influências dos vários elementos, a banda explora o pop rock, funk rock, punk rock, alternative rock, indie rock, pop punk, entre outros. Todos os temas da banda são cantados em português. 

Ricardo Serra (voz e guitarra), João Vilela (guitarra e coros), Pedro Amado (baixo e coros) e Ricardo Basílio (bateria) são os elementos que compõem os aBAND’onados. 

Cresceram na vila de Ceira, lugar onde passava o antigo ramal da Lousã que ligava a Coimbra. A extinção dos serviços para dar lugar ao Metro Mondego causou vários protestos por parte da população, que se encontra até aos dias de hoje sem qualquer transporte público naquele troço, e que se tem vindo a agravar com os constantes atrasos e adiamentos das obras. 

Foi neste sentido que estes quatro amigos decidiram juntar-se e começar a compor o seu primeiro single. “Ao Metro” foi um sucesso no imediato ultrapassando rapidamente as 10000 visualizações no Youtube. Depois do seu lançamento a banda deu várias entrevistas para rádios e jornais e foi noticiada em várias plataformas online. O ponto mais alto aconteceu quando “Ao Metro” levou os aBAND’onados a estarem na capa do Diário de Coimbra. 

Até à data a banda lançou mais três singles: “Este País”, “Mosquito na Teia” e “Tu Só Vives Uma Vez”. “Mosquito na Teia” faz parte dos projetos culturais inseridos na segunda temporada do programa "No Palco" do Canal Q. 

Neste momento estão em curso as gravações do primeiro álbum que será lançado ainda em 2024. 

A banda encontra-se disponível para concertos ao vivo tendo um espetáculo preparado com a duração de uma hora.